Dia do Profissional de RH

Em 3 de junho de 1976 foi criada a WFPMA (World Federation of People Management Associations) para auxiliar no desenvolvimento e na melhoraria da eficácia da gestão profissional de pessoas em todo o mundo. A partir daí, esta data foi adotada por todas as federações internacionais como o dia em homenagem ao profissional de Recursos Humanos. No Brasil, a data foi consolidada pelo então fundador da extinta Associação Paulista de Administração de Pessoal (hoje ABRH-SP), Genézio Lucone.

Homenagem aos profissionais da área de RH

O Dia Internacional do Profissional de RH tem como objetivo homenagear todos os profissionais que se dedicam a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa, zelando por sua saúde física e psicológica ao diminuir conflitos internos que possam gerar consequências negativas para a qualidade de vida do trabalhador.

Principais desafios dos Recursos Humanos

Atuar na área de Recursos Humanos é, sem dúvidas, um grande desafio, pois ao mesmo tempo que é necessário pensar na organização como um todo, alinhando e conscientizando os funcionários em torno dos objetivos da empresa também é necessário cuidar das pessoas, motivando-as para encarar os desafios do mercado e de suas próprias carreiras.

Cenário brasileiro

No meio corporativo brasileiro, a área de RH começou com uma função muito operacional, pois lidava quase que exclusivamente com departamento pessoal, recrutamento e seleção e remuneração. Mas, ao longo dos anos, foi evoluindo para um setor muito mais estratégico aos negócios das organizações.

Diferenciais competitivos gerados pelo RH

Hoje vivemos em uma era onde os diferenciais competitivos das empresas não são mais as máquinas ou os processos e sim as pessoas. Nesse momento de alta competitividade e incertezas econômicas, o profissional de Recursos Humanos precisa atuar na melhoria dos processos internos, na capacitação dos trabalhadores e no desenvolvimento das lideranças e retenção de talentos de forma a otimizar os recursos empresariais.

Retenção de Talentos

Encontrar mão de obra realmente qualificada no mercado de trabalho atual é uma tarefa árdua. Porém, reter os talentos que se encontra é uma tarefa tão difícil quanto. As empresas estão descobrindo no dia a dia que os trabalhadores de hoje buscam mais do que salários, eles buscam bem-estar, estabilidade, saúde e segurança.

Seleção dos benefícios

A seleção dos benefícios corretos (Seguro Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, entre outros) pode representar um diferencial competitivo para empresas que concorrem acirradamente por trabalhadores qualificados no mercado de trabalho em que vivemos.

Por isso você, profissional de RH, deve buscar o máximo de informação neste momento tão importante! Conte com a FBN Consultoria para te assessorar e avaliar quais opções de benefícios são viáveis para a empresa e vantajosas para os trabalhadores.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *