5 motivos para sua empresa oferecer plano odontológico que você ainda não conhecia

Sejamos sinceros: uma das melhores formas de atrair ou reter talentos é oferecer um salário atrativo e acima da média de mercado. Porém, essa opção é inviável para muitas empresas, ainda mais em tempos de crise.

Uma alternativa seria oferecer alguns benefícios que aumente (indiretamente) a renda dos colaboradores. Vale-alimentação, vale-refeição, vale-combustível, vale-cultura, vale-academia, descontos em farmácias e convênio médico são algumas das opções .

Porém, alguns benefícios citados podem onerar a folha de pagamento em até 15% (como nos casos dos planos de saúde empresariais). Mas esse não é o caso do plano odontológico.

Com um baixo custo de implantação e alto valor agregado, oferecer um plano odontológico empresarial aos colaboradores pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Confira abaixo os 5 principais motivos para sua empresa oferecer este benefício.

1. DEDUÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PARA A EMPRESA*

O plano odontológico empresarial é equivalente ao vale-refeição ou plano de saúde perante a Receita Federal e também pode ser abatido do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

Ou seja, as empresas que oferecem este benefício, além de estarem contribuindo para saúde e bem-estar dos seus funcionários, ainda podem economizar na sua declaração de Imposto de Renda deduzindo o valor cobrado pela seguradora.

*Conforme regime tributário. Consulte seu contador para saber mais.

2. INVESTIMENTO DE BAIXO CUSTO

O plano odontológico empresarial, comparado com outros benefícios como o convênio médico, tem um dos menores custos de contratação. Existem ótimos planos por menos de R$ 15,00 por mês por colaborador!

E mesmo sendo muito acessível, se a empresa não puder assumir todo o custo do plano odontológico, a empresa pode fechar o contrato com a companhia (com um valor bem abaixo do valor de mercado) e repassar o valor do plano ao colaborador, descontando diretamente na folha.

3. EVITA AFASTAMENTOS POR PROBLEMAS DE SAÚDE BUCAL

Responda rapidamente: quantos atestados o departamento de Recursos Humanos da sua empresa por mês? Quantos deles são decorrentes de intervenções odontológicas (como infecções, tratamento de canal ou remoção de cáries)?

Certamente, é um número maior do que você gostaria. Para diminui-lo, proporcionar acesso a tratamentos e consultas de prevenção pode ser uma alternativa, já que a grande maioria das pessoas não faz consultas preventivas por causa do alto custo.

4. CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM CORPORATIVA FAVORÁVEL

Oferecer mais do que a lei trabalhista determina pode ser uma estratégia para evidenciar a preocupação da sua empresa com o bem-estar e com a qualidade de vida de seus colaboradores.

E quando o plano odontológico é estendido aos familiares, o funcionário vê ainda mais valor no benefício, contribuindo significativamente para o aumento da retenção desses funcionários.

5. AUMENTO DA RENDA INDIRETA DO FUNCIONÁRIO

Os custos de consultas odontológicas são altos e dificilmente estão previstos no orçamento familiar do seu colaborador. E mesmo que ele receba um aumento salarial, isso nem sempre refletirá em um aumento dos cuidados preventivos relacionados à saúde e à qualidade de vida.

Ao oferecer um plano odontológico empresarial, você estará aumentando indiretamente a renda do seu colaborador (que não conseguiria arcar com os custos de um tratamento preventivo) e ainda aumenta consideravelmente as chances dele cuidar da saúde de maneira mais efetiva.

Dica bônus: como convencer meu superior a investir em um plano odontológico empresarial?

Em tempos de crise, como convencer o diretor ou o dono da empresa a investir em um plano odontológico empresarial?

Faça um trabalho prévio de pesquisa antes de solicitar recursos para este investimento. Reúna informações através de reuniões (formais ou informais), aplicação de avaliações periódicas sobre o clima organizacional ou pesquisas de satisfação e tenha esses dados à mão na hora de apresentar o projeto.

E após identificar o problema (como por exemplo: muitas faltas decorrentes de problemas odontológicos, baixo grau de satisfação com os benefícios oferecidos pela empresa, baixa retenção de funcionários/ alta rotatividade ou falta de hábito dos funcionários em frequentar o dentista periodicamente) apresente uma solução adequada à realidade da empresa e que possa trazer benefícios tangíveis.

E lembre-se: escolha o momento certo para apresentar suas ideias (não vá falar de investimentos em momentos delicados, como fechamento de mês) e a maneira mais atraente de falar sobre o assunto (relatório, reunião ou uma conversa informal). Saber quando falar e como falar é tão importante quanto o que falar.

Plano odontológico empresarial: bom para o funcionário e bom para a empresa

Oferecer um plano odontológico é uma ótima alternativa para ampliar o pacote de benefícios dos colaboradores sem desembolsos imediatos de caixa. Assim, as pequenas empresas podem tentar equiparar as condições oferecidas por empresas maiores sem arriscar sua estabilidade financeira.

Se você ainda está em dúvida se sua empresa realmente precisa oferecer um plano odontológico empresarial ou se você precisa de ajuda para convencer alguém de que é a hora de implantar este benefício na sua empresa, chame uma de nossas consultoras pelo whatsapp agora.

fale com a fbn consultoria pelo whatsapp

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *