Gestão de Pessoas em Startups

Startups são organizações temporárias. Elas nascem envolvidas em um propósito e se estabelecem porque resolvem algum problema, que pode ser social ou das empresas, e que quase sempre que atinge milhares de pessoas.

Normalmente, os founders são muito criativos, geralmente bem jovens e boa parte atua com tecnologia.

Quando as startups “deslancham” é que descobrem que são empresas (no sentido burocrático). Neste momento, começam a buscar conhecimento para entender melhor os processos de gestão financeira, administrativa e de pessoas.

E quando chega a hora de falar sobre Gestão de Pessoas, surge o assunto Benefícios.

Quando as startups precisam pensar em Gestão de Pessoas?

Startups precisam de pessoas talentosas, de gente engajada e com muito conhecimento em suas áreas de atuação. Com um ritmo acelerado e bem acima da média, se comparado as empresas “normais”, chega um momento em que as pessoas precisam dar atenção a saúde, pois mesmo sendo jovem, é preciso se cuidar.

O fato das pessoas trabalharem muito nas startups, aliado a necessidade das startups de reter talentos, faz com que a gestão dos benefícios seja muito importante. É aí que entra a necessidade de uma consultoria de ponta.

A diferença de uma consultoria especializada em Benefícios para Startups de uma consultoria comum

Esta consultoria vai ajudar a startup a entender melhor o que é benefícios e a escolher o que melhor se encaixa. Mais que isto, vai permitir que a startup tenha de fato uma gestão de pessoas, o que nem sempre é simples, já que a grande maioria das startups não possuem nem um gestor de RH.

Neste quesito, a FBN tem um grande diferencial, que é atuar de forma consultiva em todas as etapas do processo.

Veja o depoimento do Guilherme Massa da Liga Ventures sobre a FBN Consultoria

A FBN foi fundamental para a Liga Ventures dar um salto na retenção de talentos. A corretora nos apoiou na avaliação das melhores opções de seguros do mercado, com olhar experiente, qualificado e atento a nossa realidade. As pessoas são IN-CRI-VEL-MEN-TE solícitas em cada etapa do atendimento, desde a busca das alternativas, fechamento das propostas e no pós-venda. São realmente parceiros de negócio!

As necessidades são bem diferentes para cada negócio, e é ai que entra uma consultoria bem abrangente que, antes de pensar em produto, entende o perfil das pessoas que vão usá-lo.

Toda startup é uma empresa. E toda empresa está vinculada a um sindicato.

Além desta disposição em cuidar das pessoas, inerente ao mind set de inovação, as startups devem ter ainda uma outra preocupação. Ao ter CNPJ, toda empresa está ligada a um setor da economia (tecnologia, finanças, indústria, entre outros). E estes setores, distribuem as empresas em sindicatos patronais que tem, entre outras atribuições, a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho.

Neste documento, ficam estabelecidos os direitos e deveres das partes e não raramente encontramos obrigações trabalhistas relacionadas aos benefícios.

Uma consultoria de qualidade identifica estes passivos e contribui para reduzi-los de forma correta e com o melhor custo benefício.

Com esta ajuda, é possível que a startup esteja mais segura e com uma gestão de pessoas mais adequada aos desafios futuros, que serão muito bem vindos. Afinal, quem entra nesta “briga” entra pra vencer!

Quer saber mais? Fale com uma consultora no Whatsapp!

fale com a fbn consultoria de benefícios pelo whatsapp

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *