Home office pela 1ª vez? 6 dicas para quem está começando

Trabalhar em casa (home office) era uma realidade para poucos brasileiros até pouco tempo atrás. Muita gente terá que lidar com essa realidade pela primeira vez por causa da pandemia de coronavírus.

Então, para aqueles que nunca trabalharam em casa, separamos 6 dicas para te ajudar nesse período de adaptação:

1. Tenha um local para trabalhar

Sabemos que nem todos têm em casa um escritório ou local de uso exclusivo para trabalho, ainda mais quando o home office passa a ser adotado do dia para a noite – como é o caso de muitos profissionais hoje.

Então, nossa dica é: escolha um lugar da sua casa onde você se sente mais confortável e concentrado(a) para realizar suas atividades de trabalho.

Depois, com o que tiver em mãos, tente adaptar este local para que ele seja funcional – nem que sejam necessárias algumas gambiarras, como usar extensões, pegar emprestado a luminária que estava no quarto ou utilizar aquele móvel com rodinhas que antes ficava no banheiro como gaveteiro.

A criatividade é quem manda, essa é a sua chance de criar o seu próprio workspace.

E não se esqueça da iluminação do ambiente! Para quem tem um ambiente mais escuro, considere utilizar uma luminária durante o dia. Tente evitar a iluminação com lâmpadas fluorescentes, principalmente em ambientes pequenos. Em vez disso, escolha lâmpadas com uma aparência natural, com tons mais quentes.

Em resumo, faça os ajustes na sua iluminação para que não fique em um ambiente tão escuro, que o(a) deixe sonolento e cause tensão nos olhos, mas também não exagere na luz, porque provavelmente você terá dor de cabeça no fim do dia.

2. Tenha uma rotina e compartilhe-a com todo mundo

As constantes interrupções são as verdadeiras inimigas do trabalho em casa. Quando se faz home office, os familiares, amigos e até os animais podem ser as principais fontes de distração.

Por isso, nossa dica é: monte sua programação, delimite seu horário de trabalho e informe as pessoas quando não deseja ser interrompido(a).

Vale lembrar que seus familiares não estão acostumados com a sua presença em casa e não dá para esperar que eles irão diferenciar seus momentos de trabalho e seus momentos de lazer por conta própria.

Você precisa estabelecer esse limite de maneira clara para ajuda-las a entender esse novo cenário.

3. Divida seu dia em pedaços e agende descansos

Ficar tempo demais se dedicando a uma mesma atividade pode gerar desconcentração, cansaço e baixa produtividade. Por isso, uma técnica de gestão de tempo, que pode aumentar sua produtividade é conhecida como Técnica Pomodoro e recomenda que se divida o dia em blocos de 1h a 1h30min, descansando em seguida por 5 a 10 minutos.

Se em cada um desses blocos você conseguir resolver uma importante tarefa, você terá dado conta de 6 a 8 atividades importantes a cada dia de trabalho.

As pequenas pausas, no entanto, não são suficientes no home office. Respeite seu horário de almoço. Do contrário, muito provavelmente, você se sentirá esgotado(a) logo nos primeiros dias e não se sentirá muito produtivo(a) mesmo tendo não tendo levantado da cadeira o dia todo.

Outra dica importante é planejar essas pausas. Um cafezinho, um pequeno lanche, um tempo com os pets. Não adianta parar de trabalhar só para ficar planejando as tarefas seguintes. Respeite seus intervalos pelo bem da sua produtividade.

4. Desative as notificações do celular ou use o modo avião para se concentrar

É ingenuidade achar que podemos ficar longe do smartphone enquanto fazemos home office. Muitos profissionais dependem dele para se comunicar com clientes, colaboradores e parceiros.

Mas as interrupções constantes podem atrapalhar seu poder de concentração e gerar uma ansiedade desnecessária já sempre haverá um e-mail não lido ou uma mensagem não visualizada dando a impressão que, por mais que você trabalhe, o serviço nunca acaba.

Nossa dica é: se você precisa de foco e concentração para realizar determinada tarefa, vá até as configurações do seu celular, entre nos aplicativos e desative todas as notificações que te atrapalham: email, Facebook, Instagram, jogos, do app de finanças, de app de saúde, etc.

Ou se quiser ficar off-line de maneira mais rápida, coloque seu celular em modo avião. Assim, ele desligará o wi-fi ou a internet móvel do seu celular e irá interromper momentaneamente todas as notificações dos aplicativos.

Então quando terminar sua tarefa, desligue o modo avião e confira o que você perdeu durante esse tempo.

5. Comunique-se mais e melhor para evitar a solidão e mal-entendidos

Para alguns de nós, trabalhar isolados, longe de outras pessoas e da comunicação cara a cara pode ser desafiador. Somos seres sociais (uns mais do que outros, é logico).

Ficar longe fisicamente dos colegas e depender somente de e-mails e whatsapp para se comunicar pode potencializar o sentimento de isolamento social e gerar maus entendidos entre os colaboradores. Por isso, use a tecnologia a seu favor enquanto estiver fazendo home office.

As ferramentas para videoconferências estão cada vez mais modernas. Ferramentas como Zoom e Hangout Meet são ótimas até mesmo para os alinhamentos mais rápidos, que aconteceriam no ambiente de trabalho entre as pessoas que trabalham lado a lado no escritório e que precisam continuar acontecendo no ambiente digital.

6. Veja seu escritório pessoal como uma vantagem competitiva

Separando bem suas atividades pessoais das profissionais, o home office pode ser mais produtivo do que a rotina convencional segundo alguns especialistas.

Afinal, escolher a hora que vai fazer determinada tarefa, sem ninguém por perto perturbando, dá uma sensação de liberdade, não é mesmo?

Aproveite isso para, dependendo da sua função, cumprir melhor as exigências de parceiros comerciais, entregando as coisas antes, trabalhando quando os competidores não estão dispostos e reduzindo a burocracia.

Você pode trabalhar de acordo com seus próprios termos e isso pode ser não só mais eficiente, mas também mais prazeroso.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *